Blog Gunter

ESTÁ COMEÇANDO A DECORAR? CONFIRA ESSAS 4 DICAS!

22 de Março de 2017

Há algum tempo Já temos falado de algumas dicas para decorar alguns ambientes da casa aqui no blog da Gunter. Mas hoje vamos simplificar. Vamos ensinar quatro passos a serem tomados por quem deseja decorar mas não sabe por onde começar.

Harmonizar espaços

O primeiro passo ao se decorar um ambiente é saber estruturar objetos e móveis de forma harmoniosa e ao mesmo tempo funcional. Sendo assim, deve-se conhecer muito do desenho do espaço e saber aplicar as texturas, estampas, formas e cores certas em móveis, objetos e estruturas a fim de não criar um ambiente monótono ou sem um fim específico. Deve-se pensar em cada detalhe para produzir um lugar confortável e ao mesmo tempo prático e estratégico.

Analisa a funcionalidade de cada ambiente

Geralmente, as pessoas imaginam que para decorar um espaço é só pegar algumas dicas e referências pela internet ou em revistas de decoração e inseri-las no ambiente. Porém, para conseguir decorar qualquer local de forma eficiente antes de mais nada você precisa definir qual será a sua função — que tipo de pessoa frequentará o lugar e para que ele será concebido.

Observe cada ambiente e, a partir da sua estrutura e da necessidade dos usuários ou moradores, defina o mobiliário e objetos decorativos ideais para atender à finalidade do cômodo.

Saber escolher as melhores cores

Outro fator relevante que é levado em conta pelo profissional de Design de Interiores, é a escolha das cores. Elas são as responsáveis por transmitir sensações para quem está no ambiente e, além disso, são utilizadas para aumentar ou diminuir espaços visualmente. Desta forma, achismos e gostos pessoais não entram em pauta na hora de decorar um ambiente que realmente passe a ideia de agradável e funcional.

Ter olhos na sustentabilidade

A consciência ambiental é um assunto que vem ganhando espaço ultimamente e é uma das preocupações que quem vai decorar precisa colocar em prática, sejam em ambientes comerciais ou residenciais.

Nesse sentido, elaborar projetos que priorizam a iluminação e ventilação natural e apostar em soluções sustentáveis na decoração como objetos e mobiliários produzidos com materiais ecologicamente corretos, como madeira de demolição e fibras naturais, por exemplo, são ações estudadas de forma precisa e bem pensada pelo decorador de ambientes.

Como você viu, decorar um ambiente não é uma coisa que se faz do dia pra noite. Por isso, tenha paciência, conheça o espaço a ser trabalhado e pense no potencial que aquele espaço pode alcançar.

Deixe seu comentário